Pilates na Gravidez: 10 razões para praticar

Quando uma mulher engravida, as mudanças no corpo chegam rápida e constantemente, causando algumas dores e desconforto. Além disso, há todo o movimento hormonal acontecendo no organismo da gestante que se encontra em uma fase da vida repleta de emoções e coisas novas. Já existem diversos estudos que comprovam os benefícios da atividade física durante essa fase da vida da mulher, seja pré ou pós-parto. E o Pilates para grávidas é uma atividade física muito indicada. Isso porque, trará saúde, equilíbrio e conforto para a gestante.
Os benefícios do Pilates para as gestantes são diversos, pois o Método ajuda em todas as fases da gestação. E mais importante, as aulas nessa modalidade são adaptadas para a individualidade de cada aluna. Os exercícios são executados de maneira controlada e visando os cuidados e o que precisa ser beneficiado em cada um dos trimestres da gestação. Ou seja, para cada fase há adaptação de movimentos, sendo realizados de forma lenta e controlada para atender as necessidades da futura mamãe.
Existem outras atividades que também são focadas nos benefícios da gestante, mas o Pilates vem com o diferencial de trabalhar o corpo de maneira global, com fortalecimento e alongamento do corpo. Além de postergar seus benefícios para o pós-parto.
Abaixo vamos ver os principais benefícios da prática nessa fase importante da vida da mulher:
A prática de Pilates beneficia a futura mamãe, ajudando a manter uma boa postura. E consequentemente fortalece o cinturão abdominal, contribui e da força aos músculos mais profundos como o transverso e o psoas. Uma inclinação pélvica excessiva pode gerar dores na zona lombar, além de má postura.
A pratica do método reduz as dores gerais em todo o corpo e melhora a postura. Regularmente as mulheres no período de gestação sofrem com dores nas costas e isso acontece por conta do sobrepeso que o bebe traz e o aumento de uns quilinhos a mais.
A gestante que pratica Pilates melhora a qualidade do sono, o que consequentemente aumenta a energia diária.
Ao fortalecer os músculos pélvicos, o parto em si, é facilitado pois a futura mamãe aprende a controlar a zona pélvica.
Com certeza há um aumento na resistência física, alcançando maior agilidade e controle do peso, que se ganha devido a situação.
Aprende-se a respirar melhor, de maneira profunda e controlada. Este tipo de respiração é o indicado para a hora das contrações e do próprio parto.
A prática de qualquer exercício melhora a circulação sanguínea, mas especialmente o Pilates se cria uma ‘irrigação’ de sangue balanceado e equilibrado por todo o corpo ao praticar as diversas posições.
Bom-humor! Fazer exercícios de Pilates como os alongamentos e movimentos de relaxamento faram com que a mulher fique relaxada e aliviada sem chegar a se exercitar exaustivamente e por tanto se sentir mais feliz.
A convivência com outras mulheres grávidas. Existem aulas grupais de Pilates para gestantes, isto é maravilhoso para elas já que elas podem se comparar com a vida de outras gestantes. Isto a faz se sentir bem acompanhadas e mais seguras.
A pratica de Pilates na gravidez com os fabulosos exercícios, lhe proporcionará uma rápida recuperação pós-natal e consequentemente chegar no seu corpo antes da gradizes em menos tempo.
É por esses e outros tantos benefícios, que o Pilates para grávidas tem se tornado uma das modalidades preferidas e conhecidas.
Via http://revistapilates.com.br