• Aprendizagem & Cia

Sinais de Autismo em bebês


Não existe período na nossa vida de maior e mais rápido crescimento cerebral do que nos primeiros meses e primeiros anos de vida. Todas as horas, um novo crescimento ocorre, novas conexões entre neurônios, são formadas. E é, através das relações com os outros, que os bebés desenvolvem o seu bem-estar emocional, social, incluindo mesmo a sua capacidade de formar relacionamentos satisfatórios e seguros com os outros, de brincar, comunicar, explorar e aprender, enfrentar desafios, exprimir emoções e desenvolver novas experiências.

OBSERVE COM ATENÇÃO O QUE FAZ O SEU BEBÊ, POIS ELE PODE DIZER-LHE MUITO

Nos primeiros meses de vida, os bebés com um bom desenvolvimento social e emocional reconhecem a linguagem humana e tem preferência pela voz da própria mãe. Eles preferem rostos humanos, tem contacto visual com o outro e sorriem e imitam expressões faciais, dormem bem e bastantes vezes, levam o polegar à boca para sugar, gostam do contacto físico e choram de forma a comunicar fome, dor ou angústia.

Mas nem sempre é assim, por vezes há bebês que nos comunicam que estão a passar um mau bocado e o quanto estão a sofrer, precisamos estar alerta para os sinais por vezes discretos que eles nos enviam para dizer isso. Muitas vezes esse sinais são entendidos como comportamentos normais ou que vão passar com a idades representando somente uma má fase, mas na verdade quando não os escutamos estamos a dizer-lhes que a sua dor não me importa e que não há nada que possamos fazer para alivia-la. A partir dai cada bebê a sua maneira aprende a silenciar o seu sofrimento porque não espera do mundo uma resposta de conforto!

Convém no entanto também dizer que os bebê são todos diferentes e por isso a interpretação destes sinais deve ter em conta as circunstâncias específicas daquele bebê e do seu mundo. Cabe aos pais reconhecer as questões do bebê e ajudá-lo a sentir-se seguro e confortável.

QUANDO O CASO É MAIS GRAVE….

Perturbações do espectro do autismo aparecem na infância, causando atrasos em várias áreas básicas do desenvolvimento, como na aprendizagem da fala, da brincadeira ou do interagir com o meio e com os outros.

SINAIS E SINTOMAS DE AUTISMO

Os sinais e sintomas de autismo variam de bebê para bebê, assim como os seus efeitos. Todos os bebê com este tipo de transtorno apresentam dificuldades até certo ponto nas seguintes áreas:

  • Comunicação;

  • Relação com o outro e o mundo em seu redor;

  • Pensamento e forma de agir que é, em regra, menos flexível.

OS PRIMEIROS SINAIS DE AUTISMO EM BEBÊS PODEM SER:

  • Não palrar por volta dos 5 meses;

  • Não fazer contacto visual entre os 6 e os 9 meses, quando geralmente os bebés começam a sorrir e responder aos pais;

  • Não sorrir quando sorriem para ele;

  • Não gostar de entrar em diálogo e conversas nem apreciar brincar ao “cú-cú“;

  • Não seguir objetos visualmente;

  • Não fazer barulho para chamar sua atenção e ignorar os outros quando tentam chamar a sua atenção;

  • Não responder pelo nome por volta dos 10 meses;

  • Não apontar, dizer adeus, alcançar objetos e tentar falar por volta dos 12 meses de idade.

E NOS MAIS CRESCIDINHOS:

  • Não ser sensível a ruídos altos (tipo um carro de policia) ou detestar (ser muito sensível) que lhes toquem ou acariciem, e por vezes ser pouco sensível à dor;

  • Gostar e focar muito a sua atenção num objeto ou parte desse objeto, distanciando-se das pessoas incluindo outras crianças e até irmão;

  • Exibir comportamentos ou movimentos repetitivos;

  • Oferecer muita resistência a mudanças na sua rotina;

  • Apresentar atraso na linguagem.

  • Muitas crianças com autismo aparentemente, apresentam um desenvolvimento normal até aos 18-24 meses e depois parece que param ou regridem! Esteja atento se este for o caso….

DETECÇÃO E INTERVENÇÃO PRECOCE (nunca é cedo demais!)

A detecção e intervenção precoce e intensiva ajudam os bebês em risco e os bebês que demonstram os primeiros sinais, podendo fazer toda a diferença. Acompanhe atentamente o desenvolvimento do seu bebê. Vários sinais podem significar atrasos de desenvolvimento do seu bebê, portanto, manter um olhar atento se o bebê está a atingir os principais marcos sociais, emocionais e cognitivos é uma forma eficaz de detetar o problema precocemente.

Cada bebê desenvolve-se num ritmo próprio, por isso não se deve alarmar se o bebê tarda mais um pouco a falar ou a andar. Quando se trata de um desenvolvimento saudável, há uma vasta gama de comportamentos “normais“. No entanto se o bebé não está agindo de forma "normal" para sua idade idade, ou se você suspeita de algum problema, deve partilhar as suas preocupações com o seu Pediatra ou Psicólogo especializado, imediatamente. Eles irão fazer uma avaliação completa. Um especialista pode realizar uma série de testes para determinar se o seu bebé apresenta ou não algum atraso no desenvolvimento.

---------------------------- Via Mãe me Quer

A Clínica Aprendizagem & Companhia possui uma equipe multidisciplinar especializada em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Autismo. O quanto antes a intervenção começar melhor será para a criança e para os pais. Entre em contato e descubra como podemos ajudar,

#Autismo #TEA

138 visualizações

Inscreva-se 

Redes Sociais

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Contato

Rua Ludgéro Dolabela, nº 101 Gutierrez - BH - CEP 30441.051

+55 (31) 3372.7231

© Aprenzagem & Companhia 2018

por Agência Concerta