Inscreva-se 

Redes Sociais

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Contato

Rua Ludgéro Dolabela, nº 101 Gutierrez - BH - CEP 30441.051

+55 (31) 3372.7231

© Aprenzagem & Companhia 2018

por Agência Concerta

  • Aprendizagem & Cia

Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Dia 2 de Abril | Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O “Transtornos do Espectro Autista” (TEA), popularmente conhecido como autismo, é um tipo de síndrome que acomete cerca de 2 milhões de brasileiros. Essa data, decretada pela ONU em 2007, nos alerta para a importância de compreender o transtorno para que pessoas autistas sejam inseridas no meio social na melhor forma possível.

O Autismo

Revelado nos primeiros anos de vida, o autista demonstra dificuldades de compreender regras sociais. Além disso, o processo comunicativo é limitado, pois há limites de entendimento das intenções daquele que fala e da capacidade de comunicação. Desta forma, a interatividade se torna cada vez mais difícil.

Em escalas de comprometimento diferentes, o autismo pode se manifestar em grau brando e a pessoa pode ter uma vida normal, aparentando ser apenas diferente. Por outro lado, em casos mais graves, a pessoa pode se mostrar incapaz de gerenciar sua própria vida, afetando drasticamente a fala e o cuidado consigo mesma.

O diagnóstico é processual, pois o especialista levará em conta a história de vida do paciente, a análise de comportamentos e testes psicológicos, baseando-se nos critérios internacionais propostos pelo CID (Classificação Internacional de Doenças) e pelo DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders).

O tratamento é específico para cada caso, iniciado a partir do acompanhamento médico individualizado, levando em consideração as inabilidades e necessidades do autista.

Entender esse transtorno cerebral é fundamental para que a sociedade consiga lidar com clareza e respeito os sintomas, ajudando os portadores de autismo a quebrar suas próprias barreiras. A conscientização favorece o respeito pelas diferenças.

#Autismo #TEA

13 visualizações